Segunda, 21 Novembro 2016

Sigilo profissional no Serviço Social é tema de evento dia 23

Com intuito de debater importância do sigilo profissional no trabalho dos assistentes sociais e seu significado na perspectiva de defesa dos direitos da população usuária, o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/TO), da 25ª Região, realizará nesta quarta-feira, 23, às 19h, no auditório do Parque Municipal da Pessoa Idosa em Palmas, o Debate Estadual de Sigilo Profissional e Serviço Social. Para discutir o tema, o evento contará com a presença do presidente do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), Maurílio Matos e a assistente social Márcia Mesquita.

O Sigilo profissional é garantido no Código de Ética profissional e constitui-se como um direito e um dever de assistentes sociais.

A presidente do CRESS/TO, Maria Helena Cariaga ressaltou o quanto é essencial à participação dos profissionais neste momento. “Convidamos os assistentes sociais para debater os desafios na garantia do sigilo no trabalho multiprofissional e os impactos das condições de trabalho nesse dever ético e profissional”, afirmou.

Os interessados poderão ser inscrever no local do evento.

Maurílio Matos é assistente social graduado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Serviço Social pela UFRJ e doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, assistente social da prefeitura municipal de Duque de Caxias e conselheiro presidente do Conselho federal de Serviço Social (CFESS). Tem experiência na área de serviço social, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, direitos humanos, ética, projeto ético-político profissional, assessoria e formação profissional.

Márcia Mesquita é assistente social graduada em Serviço Social Pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Mestrado em prestação jurisdicional e Direitos Humanos Pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professora, coordenadora do Curso de Serviço Social do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), também atuando como Analista Técnica - Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins.

Fonte: Ascom/CRESS