Quinta, 27 Julho 2017

Entidades são eleitas para representar sociedade civil no Cedca

As seis entidades não governamentais que representam a sociedade civil no Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Tocantins (Cedca) foram eleitas na última terça-feira, 25, na sede do Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Tocantins (Fórum DCA TO), em Palmas, para o mandato no biênio 2017/2019.

Após votação realizada pelo Fórum DCA, as entidades eleitas como titulares foram: Ação Social Arquidiocesana de Palmas (ASAP), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares (ATCT), Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Glória de Ivone (Cedeca) e Fundação Semear. A entidade Comunidade de Saúde, Desenvolvimento e Educação (Comsaúde) foi eleita suplente.

O Cedca do Tocantins, conforme a Lei nº 1.763/ 2007, é um órgão deliberativo da política de promoção dos direitos da criança e do adolescente, fiscalizador das ações, em todos os níveis, de implementação da política e fixação dos critérios para a utilização do Fundo Estadual para a Criança e o Adolescente e é vinculado à Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju).

O conselho é composto por 12 membros, sendo seis representantes do Poder Executivo, indicados pelos dirigentes das secretarias: Cidadania e Justiça; Educação e Cultura; Segurança Pública; Saúde; Esporte; Trabalho e Ação Social; e seis representantes da sociedade civil, de entidades não governamentais de atendimento à criança e ao adolescente.

Confira relação das entidades clicando aqui.