Nota Pública sobre execuções de jovens em Gurupi

O CENTRO DE DEFESA DE DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE - CEDECA-TO, associação civil sem fins lucrativos, no uso de suas atribuições fundadas no art. 87, V, do Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, vem por meio desta nota manifestar sua solidariedade às famílias dos jovens recentemente executados de forma brutal no município de Gurupi-TO, bem como requerer a devida apuração por parte das instituições públicas competentes.

Nesta semana, diversas matérias foram publicadas noticiando a morte de 06 jovens, executados com tiros na cabeça, demonstrando a existência de um grupo de extermínio que, entre outras hipóteses, pode estar ligado às instituições públicas.

Ressalta-se que em janeiro do presente ano, também em Gurupi, um adolescente, suspeito de envolvimento na morte de um policial militar, foi assassinado dentro do Centro de Internação Provisória, sendo que até o momento o Inquérito Policial não foi concluído.

Neste caso, segundo informações recebidas pelo Cedeca Glória de Ivone, em Gurupi, em razão de suspeita de participação de policiais militares na morte do adolescente, o Inquérito Policial foi transferido para Palmas. Cabe salientar que até o momento não há a instauração de inquérito ou sindicância administrativa na Polícia Militar de Gurupi ou em Palmas para investigação da participação de policiais militares.

É importante ressaltar que a vida é o mais fundamental direito que possui o ser humano, devendo qualquer atentado a este direito ser investigado com rigor, sem deixar de considerar nenhuma hipótese, nem mesmo a participação de grupos de alguma forma ligados às instituições públicas.
Palmas, 1 de outubro de 2012

Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca/TO Glória de Ivone
Centro de Direitos Humanos de Palmas