Sexta, 20 Novembro 2009

Projeto sugere medidas no atendimento à saúde da criança

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou ontem (18/11) o substitutivo ao projeto da senadora Patrícia Saboya (PDT-CE), que prioriza atenção à saúde de crianças e adolescentes no âmbito do Sistema Único de Saúde (PLS 227/08).

A relatora da matéria, senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) lembrou que a criança precisa ir ao médico mesmo sem estar doente para acompanhamento do seu desenvolvimento físico e psíquico. Em sua avaliação, a ação preventiva é fundamental para detectar doenças que podem surgir em outra fase do desenvolvimento da criança.

Na justificativa do PLS, a senadora Patrícia Saboya destaca que “os estudos epidemiológicos mais recentes demonstram que a prevenção eficaz da maior parte das doenças que acometem a população adulta na atualidade deve ser feita na infância”.

De acordo com o texto matéria, o atendimento pelo SUS terá por objetivos a promoção, proteção e recuperação do processo normal de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Esses resultados devem ser alcançados por meio de ações educativas e preventivas destinadas a impedir a ocorrência de agravos à saúde que ponham em risco o êxito do processo de crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes; ações diagnósticas e terapêuticas requeridas para o tratamento dos agravos que venham a acometê-los; e ações voltadas para a recuperação do processo normal de crescimento e desenvolvimento”.

*Com informações da Agência Senado