Terça, 06 Fevereiro 2018

Projeto é apresentado para equipe pedagógica do Setor Sul

Projeto é apresentado para equipe pedagógica do Setor Sul

A equipe pedagógica da Escola Estadual Setor Sul, Palmas, esteve reunida na última sexta-feira, 02, para discutir o planejamento anual da instituição. Durante a reunião com professores/as, coordenadoras, orientadoras e o diretor da Escola Estadual Setor Sul, Jucélio Araújo Machado, a estagiária de Serviço Social do Cedeca Glória de Ivone integrante do Programa Mais Participação, Marcela Barreto, pôde apresentar o projeto Promoção e proteção dos direitos humanos de crianças e adolescentes, reforma política e democracia no estado do Tocantins e divulgar os editais das inscrições para a formação de Assessores/as Populares.

A formação faz parte do projeto e podem se inscrever crianças e adolescentes entre 11 e 14 anos, jovens adultos e mulheres (com mais de 18 anos) que residam em Taquari, Taquaralto ou nos Aurenys, região Sul da Capital.

As inscrições acontecem até o dia 22 deste mês pelo site do Cedeca e presencialmente nos seguintes locais: Centro Juvenil Salesiano Dom Bosco, Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Católica do Tocantins, Cras Aureny III, Cras Morada do Sol, Cras Santa Bárbara, Escolinha de Futebol Gutemberg, Escolinha de Futebol do Flamengo, Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros e Tênis Sesc. Os editais com todas as informações estão aqui.

Marcela ficou otimista com o diálogo e os questionamentos da equipe pedagógica sobre a escolha da região para execução do projeto, os conteúdos que serão abordados na turma dos adultos na formação e também referente a outros assuntos relacionados a infância e adolescência, como o homicídio de adolescentes, violação abordada na fala dos/as professores/as sobre a realidade local. O corpo docente também compartilhou experiências sobre a formação de jovens que estão no regime de semiliberdade e falaram do sentimento de gratidão dessas pessoas quando concluem o ensino médio.

A região do Taquari, Taquaralto e Aurenys foi escolhida para realizar o projeto com base nas vivências e percepções do Cedeca quanto às violações dos direitos de crianças e adolescentes, sendo os locais onde são mais frequentes. Conforme o projeto, a formação pretende empoderar as pessoas que residem nesses locais para o exercício da livre expressão e protagonismo nos assuntos que lhes dizem respeito e assim incidir sobre essas violações.

Outra dúvida dos/as professores/as é referente ao conteúdo que será trabalhado nesta primeira turma dos adultos. O conteúdo será aplicado em quatro módulos, todos os sábados das 8h às 12h, com carga horária total de 120 horas com os seguintes tópicos: Estado, democracia e sociedade, direitos humanos, o modelo brasileiro de crescimento econômico, o exercício do poder popular e iniciativas comunitárias.

Concomitante a parte teórica, acontecerá um encontro para produção do Plano de Incidência Política dos/as Assessores/as Populares, um festival artístico, audiência pública, criação de Núcleos de Assessoria Popular e acompanhamento de casos de litigância.

A formação dos jovens adultos e mulheres é realizada pelo Cedeca Glória de Ivone, com apoio da KZE/Misereor e a parceria da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e Faculdade Católica do Tocantins.