Quinta, 02 Junho 2022

Se inscreva no minicurso Assessores Populares Educação Não Violenta

Se inscreva no minicurso Assessores Populares Educação Não Violenta

Izadora Porto/Estagiária do Cedeca

Voltado para capacitar profissionais que trabalham com a educação de adolescentes em conflito com a Lei, o minicurso Assessores Populares Educação Não Violenta de Crianças e Adolescentes abre inscrições para a 3ª turma, as inscrições tiveram início ontem (1 de junho) e vão até o dia 6 de junho. O curso é gratuito e será realizado nos dias 20, 21, 23 e 27 de junho de 2022, a formação é desenvolvida pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente - Cedeca Glória de Ivone, através do Projeto Escola Inéditos Viáveis, apoiado pela Fundação alemã Misereor/Katholische Zentralstelle für Entwicklungshilfe.

Segundo a secretária executiva do Cedeca, Mônica Brito, na última edição do minicurso de educação não violenta, a pauta sobre relacionamentos em uma perspectiva não adultocêntrica, teve grande potência no debate com os participantes. Conforme a secretária executiva, houve mais de 150 pessoas, a nível nacional, que dialogaram sobre as posturas, práticas e falas que são violentas e que violam os direitos humanos.

A ativista pelos direitos da criança e do/a adolescentes expõe as expectativas da Instituição. “Esperamos que essa turma também seja uma oportunidade, principalmente para os profissionais conhecerem e se apropriarem dessa forma não violenta de dialogar e abordar crianças e adolescentes”, declara Mônica.

Estagiária em serviço social e também discente da última turma finalizada do curso, Edilene Torres, relata como foi sua experiência: “além dos debates, os professores foram incríveis e nos passaram muito aprendizado.” Na opinião de Edilene, é importante educar as crianças, para que elas no futuro sejam adultos com capacidade de amar e respeitar ao próximo. “Foi muito gratificante, pois além de aprender sobre assuntos que não conhecia, também pude conhecer pessoas incríveis de todos os estados”, conclui a estudante.

O minicurso aceita inscrições de brasileiros, com idade superior a 18 anos. Para concluí-lo e receber o certificado, o/a inscrito/a deverá ter frequência mínima de 75%, referente à carga horária total do curso e completar as atividades obrigatórias.

Para além da capacitação formal o curso gera uma oportunidade de realizar uma ação prática na defesa de crianças e adolescentes, a construção de um Plano de incidência Política (PIPA) Mônica Brito detalha como o PIPA do último curso foi realizado. “todas as pessoas contribuíram com panfletos informativos sobre quais são as condutas e falas violentas e não violentas”. Os panfletos se tornaram um ebook, disponível neste link.

Cronograma:
Inscrições: 01 a 06 de junho de 2022.
Realização do curso: 20, 21, 23, 24 e 27 de Junho de 2022.

Sobre o curso:
O curso será ofertado em formato online, por meio de plataforma disponibilizada pelo Cedeca, com 120 vagas para o público adulto. Cada encontro terá a duração de 01 hora, contará com atividades complementares e serão realizados no período da noite, das 18:30h às 19:30h. Sobre o conteúdo, ele está estruturado do seguinte modo:
1º encontro (20/06): formação política – Olhares e fazeres punitivistas do código de Menores.
2º encontro (21/06): formação política – O ECA e a perspectivas não-violenta.
3º encontro (23/06): formação política – Educação não violenta - Infantojuvenil.
4º encontro (24/06): formação política – Elaboração do Plano de Incidência Política dos/as assessores/as populares (PIPA).
Estudo dirigido (24/06): Guia de proteção de Crianças e Adolescentes contra violências.
Execução do PIPA (27/06).

Apoio político pedagógico será por meio de grupo do WhatsApp.

Se inscreva: https://forms.gle/YHF55XDmDAFBiMcu5